quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Eu, a informática e o mercado de trabalho

A cada dia que se passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização se traz presente em todas as áreas pessoais, empresariais, educativas e, também, familiares. Não há como fechar os olhos diante dessa nova geração digital. Agora, todos praticamente já nascem com um e-mail ou um perfil em alguma rede social, conexões wi-fi, 3G, 4G, smatphones, tablets, TV digital e tantas outras formas de interatividade, que nos dividem em dois mundos: Oline e Offline. Porém, nessa divisão, apenas uma escolha é eficaz, quando o assunto é “mercado de trabalho”.

Em geral, as pessoas estão muito acomodadas com o conhecimento que acreditam possuir em informática. Com o número de residências que possuem um computador, o manuseio da ferramenta está mais acessível. Porém, os usuários pecam ao achar que saber fazer pesquisas em sites de busca, saber acessar mais de uma rede social, editar um texto simples e saber os comandos Ctrl+C e Ctrl+V são o suficiente para se dizer um “expert” em informática.


Informática básica, hoje em dia, é requisito obrigatório no currículo, não um diferencial do candidato. E essa definição de informática básica está muito além dos itens citados acima. Saber utilizar um editor de texto, montar uma planilha financeira usando fórmulas, montar uma apresentação de slides e mandar e-mail com anexos, certamente, o dão destaque na sua função dentro de uma empresa. E esses conhecimentos se encaixam em qualquer área: administrativas, financeiras, vendas, comunicação, criação, atendimento, enfim, as empresas necessitam de profissionais qualificados em informática.

Por isso, invista em cursos. Não apenas para trabalhar em empresas, mas para criar seu próprio portfólio. Conhecer todas as ferramentas online faz com que você crie oportunidades no mercado de trabalho. Para quem não tem experiências profissionais, nada melhor do que expor seu trabalho em  sites de Freelancer. Edições no Photoshop, cartões de visita no CorelDraw, por exemplo,  são dicas para quem quer iniciar. As oportunidades estão aí, basta se qualificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário