quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Você sabe o que é Casemod?

Casemod é uma modalidade antiga no mundo dos computadores, que cada vez mais, atrai entusiastas que querem modificar e incrementar o gabinete do seu computador. A sua customização pode ser feita, tanto com o intuito de deixar o micro esteticamente mais bonito, ou para melhorar seu desempenho.  Para customizar seu micro, é preciso ter criatividade e paciência.

Quem pratica a arte do casemod é chamado de modder. Para quem não é um modder, mas quer tunar seu micro, existem algumas opções baratas e de fácil instalação. Podem ser usados adesivos, pinturas com tintas e canetas para deixar o gabinete do seu computador do seu jeito.

Outra forma de deixar o gabinete com a sua cara é modificá-lo internamente. Você pode implantar leds coloridos, organizar os fios, pintar as placas e ventiladores. Um cuidado que precisa ser tomado é não danificar o gabinete. Carlos Marchi, um dos administradores da loja online SmartData, faz um alerta quanto ao uso dos ventiladores, por conta do aquecimento dos componentes, e ainda salienta a importância de se informar para evitar desperdício de material.



Se interessou pela arte do Casemod? Segue abaixo algumas dicas para você se tornar um modder:

1. Leds coloridos e ventiladores completam o visual e auxiliam a refrigeração. Mas atenção: ventiladores frontais e laterais precisam soprar o ar para dentro; já os traseiros e superiores devem jogar o ar para fora. Esmaltes de unha, canetas marca-texto e tintas coloridas dão uma nova vida ao hardware.






2. Adesivos também podem ser feitos em qualquer gráfica e dão um novo visual para personalizar o gabinete.



3. Com um spray colorido, você consegue dar nova vida ao computador. É possível, ainda, aplicar um verniz para melhorar o acabamento. Além disso, se você treinar um pouquinho, pode optar pela aerografia, técnica de pintura com uma pistola que borrifa jatos de tinta.



4. Internamente, você pode desfiar os cabos que ligam os drives (flat-cables), com cuidado para não descascá-los, e enrolá-los com durex colorido.


5. Para iluminar seu case, um bastão com cabide de plástico se adapta facilmente a leds.



6. Para organizar os cabos, uma opção é usar espiral plástico de caderno. Se preferir, use cintas ou fitas isolantes coloridas para acabar com o emaranhado de fios.


7. Mas, para a visualização interna, é preciso fazer uma janela no gabinete. Com uma serra tico-tico e uma borracha, você corta a torre e depois coloca um pedaço de acrílico como acabamento. Uma opção é trocar o gabinete por um que já possua o acessório.



8. Na parte externa, puxadores podem funcionar como alças e modernizam o gabinete.



9. Telas de alumínio ou nylon com recortes diferentes também causam um ótimo efeito e podem ser aplicadas sobre o metal .



10. Porém, antes de mexer e incrementar seu micro, se informe para aprender técnicas e dicas e evitar desperdício de material ou dano ao gabinete.







Nenhum comentário:

Postar um comentário