quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Carreira de freelancer

Sem horários, vínculos empregatícios com a empresa ou com o chefe e pagamento por produção. É assim que podemos nos referir ao freelancer, uma vaga que cresce constantemente nos dias de hoje. 

O frila, como é chamado, é uma ótima forma de entrar no mercado de trabalho, mesmo não tendo experiência ou idade para trabalhar.

Para ser um freelancer, aposte em cursos de design gráfico e web design. São áreas com muitos trabalhos de frila, basta pesquisar pela internet.




SITES RECOMENDADOS:



Dicas para começar a trabalhar como freelancer:

1. CRIE E-BOOKS

Embora este seja o primeiro item da nossa lista, não é de todo o primeiro passo que deve ser tomado pelos freelancers. A criação de um ebook é algo que deve ser bem pensado e ponderado, para que possa criar um produto de qualidade que seja útil para quem lê. Terá de fazer um estudo na sua área e perceber o que é que os seus leitores necessitam. A criação de um ebook gratuito é uma excelente forma de atrair tráfego para o seu website e desta forma aumentar de forma indirecta os seus rendimentos, principalmente se utilizar o Google Adsense – mais visitas potenciam mais cliques. O colega Paulo Faustino do blog Como Ganhar Dinheiro criou alguns artigos muito úteis que o poderão guiar neste passo, orientando-o de forma correta para criar o seu e-book. O artigoDesafio: Escrever seu primeiro e-book em apenas 30 dias é um ótimo primeiro passo para você entrar no mundo dos e-books. De seguida sugiro a leitura dos artigos Como ganhar dinheiro com um e-book grátis e quando você passar para o próximo patamar com um e-book pago, sugiro a leitura de Como criar um e-book que realmente venda?, um artigo completo que lhe irá ensinar como criar um produto pago que seja vendido.

2. TRABALHE PARA UM WEBSITE

Existem imensos websites que procuram freelancers para trabalharem para eles, e isto pode acontecer de várias formas, seja a trabalhar como webdesigner, programador ou autor. Dê uma olhada na sua área e procure um website interessante que procure um freelancer entusiamado para trabalhar – desta forma você ganha dinheiro e dá-se a conhecer ao mundo, não só a sua pessoa mas também o seu trabalho. Quando conseguir entrar como freelancer num website, não espere facilidades, ser o novato no meio de pessoas experientes não é tarefa fácil. Ouvir a opinião, conhecer a experiência e seguir o conselho dos mais velhos são dicas sábias que deve ter em conta, não descurando a sua própria experiência e conhecimento – se tem uma opinião diferente daquela que lhe foi apresentada, discuta a ideia, de forma ordeira. Assim você poderá perceber o porquê de a sua ideia estar errada, ou estar a apresentar uma melhor solução do que aquela que lhe foi apresentada, e vai estar a marcar pontos.

3. ESCREVA ARTIGOS

Criar o seu próprio blog para escrever sobre temas que você domina é um ponto que também deverá ter em consideração. Se você se sente apto para escrever artigos de qualidade sobre áreas que domina, faça a sua tentativa. No entanto, o caminho até começar a escrever é composto por várias fases:
É necessário definir qual o nicho de mercado no qual vai trabalhar.
Irá necessitar de um website de qualidade, que seja atrativo para os seus visitantes e que capte a sua atenção.
Estude bastante antes de lançar as suas ideias e produtos para a internet – você não se pode dar ao luxo de falhar, pode sair caro!
Antes de lançar o website de forma oficial, escreva pelo menos 10 artigos, para que quando alguém visite o seu website nos primeiros tempos, não tenha apenas 1 ou 2 artigos disponíveis para ler – isso seria enfadonho e nunca mais iriam voltar ao seu website.
Lance o website e continue a estudar e a criar artigos de qualidade!
Estes são 5 pontos de entre muitos outros, que são importantes e você deverá ter em conta para dar um bom rumo ao seu trabalho criativo.

4. TRABALHE COM AFILIADOS

Trabalhar com programas de afiliados é uma boa forma de você ir buscar algum dinheiro. Existem alguns bons programas de afiliados que oferecem excelentes condições, como o ThemeForest, Fotolia ou ainda Mojo Themes. Publicitando os produtos existentes nestes e noutros website você poderá ganhar um dinheiro extra que será bastante útil na sua carreira enquanto freelancer. Se escrever artigos sobre fotografia, indique boas fontes para os seus leitores poderem aprender técnicas, tirar ideias, além de lhes ensinar aquilo que você sabe. Os seus leitores irão respeitar a sua opinião e experiência à medida que lhes provar através dos seus artigos que você realmente domina a área e tem conhecimento. Estude o que for necessário e apresente aos seus leitores o melhor de si!

5. ALOJAMENTO

Esta é uma área de muita controvérsia pela seguinte razão: existe muita competitividade. Websites como a Hostgator ou a BlueHost são gigantes no ramo do alojamento e trazem grande competitividade ao mercado. Não aconselho de todo a começar a sua carreira como provedor de alojamento, pois irá requerer muito trabalho da sua parte e com a competitividade que existe no mercado, você irá necessitar de investir bom dinheiro para poder ter um serviço de qualidade para os seus clientes. Falo por experiência própria, se você não tem os meios necessários para criar um serviço de qualidade, simplesmente esqueça esta área, mas se por outro lado você tem os meios e está interessado em investir e ter uma equipa a trabalhar consigo, aposte e crie um serviço de qualidade excepcional – só desta forma você poderá ter sucesso nesta área!

6. TRABALHE PARA UMA EMPRESA COMO FREELANCER

Este é um passo que só deve ser tomado por freelancer com alguns anos de experiência que tenha o estofo para aguentar trabalhar para uma empresa exigente e com muita pressão. Se você acha que tem o que é necessário para o fazer, faça-o. Irá constar no seu currículo e irá ganhar imensa experiência ao trabalhar para uma grande empresa, experiência essa que poderá aplicar na sua carreira enquanto freelancer, nos outros trabalhos que executar. A experiência que se adquire no campo é a mais valiosa e aquela que lhe permitirá sempre ser melhor profissional e aprender sempre mais e melhor, tornando-o um profissional de excelência com o qual as pessoas têm interesse em trabalhar – isto não tem preço. Ser “objecto” de interesse por parte de clientes é meio caminho andado para você singrar e ter imenso sucesso como freelancer, obtendo bons rendimentos e espalhando o seu trabalho de qualidade por todo o mundo. Aposte!

7. REPASSE TRABALHO

Quando você for um profissional muito requisitado não irá ter tempo para tudo, e é aqui que entra a parte de “repassar trabalho”. Se um cliente chega ao pé de si e quer que você faça um trabalho para ele e você não tem tempo, não diga que não. Você pode repassar esse trabalho para um colega seu e ainda assim obter a sua parte de lucro. O que você ganha com isto não é apenas o dinheiro, mas sim o reconhecimento por parte dos seus clientes que o vêm como um  profissional exemplar que cumpre os seus trabalhos sempre com a maior qualidade. A boa palavra de um cliente é publicidade gratuita e a melhor que pode ter no mundo profissional, não só por ser gratuita mas por ser aquela que mais qualidade tem – se alguém atesta que você um um profissional exemplar, que já comprovou através de diversos trabalhos que sabe o que faz e o faz bem, as pessoas irão procurá-lo para que seja você a trabalhar para elas, e isto é uma bola de neve, irá sempre ter trabalho (por vezes até demais) e por isso é que é importante ter conhecimentos e parceiros de qualidade a quem possa passar trabalho quando está mais atarefado!

Dicas: Outra forma de divulgar seu trabalho é postando suas criações, tanto na parte de edição, como artes gráficas, nas redes sociais, como Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário